Quem sou eu

Minha foto
Professora, Pedagoga, Especialista em Educação Infantil, Funcionária Pública da Rede Municipal de Belém (SEMEC).

Você é o visitante número...

"O Senhor é meu Pastor e nada nos faltará". (salmo 23)

Salmo 23

O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente às águas tranquilas;
Refrigera a minha alma, guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome,
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte não temeria mal algum, porque tu estás comigo, a tua vara e o teu cajado me consolam;
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda;
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias de minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
Amém.

          O grande desafio que se coloca diante da escola, atualmente, é o de propiciar meios para que os alunos mantenham uma relação significativa com a escrita e com a leitura, sendo eles capazes de buscar nos textos, os sentidos pessoais que os façam entenderem, de forma clara e significativa, o valor social e cultural da linguagem oral e da escrita. Contudo, é preciso superar algumas concepções sobre o aprendizado inicial da leitura. A principal delas é a de que ler é simplesmente decodificar, converter letras em sons, sendo a compreensão conseqüência natural dessa ação. Por conta desta concepção equivocada a escola vem produzindo grande quantidade de “leitores” capazes de decodificar qualquer texto, mas com enormes dificuldades para compreender a mensagem que neles contém. Diante dessa problemática, precisamos criar estratégias de ensino que levem os alunos a estruturar a linguagem oral e a escrita, através da leitura diversificada de textos literários e outras fontes de informação, para que os mesmos de forma autônoma possam ler, escrever com coesão e coerência, interpretar texto e identificar morfológica e sintaticamente as partes que os compõem, fundamentados nas normas da Língua Portuguesa.