Quem sou eu

Minha foto
Professora, Pedagoga, Especialista em Educação Infantil, Funcionária Pública da Rede Municipal de Belém (SEMEC).

Você é o visitante número...

"O Senhor é meu Pastor e nada nos faltará". (salmo 23)

Salmo 23

O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente às águas tranquilas;
Refrigera a minha alma, guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome,
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte não temeria mal algum, porque tu estás comigo, a tua vara e o teu cajado me consolam;
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda;
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias de minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
Amém.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Morre Benedito Nunes, um dos mais importantes pensadores da atualidade.



http://www.pa.gov.br/noticia_interna.asp?id_ver=72840
BELÉM - O Pará perdeu uma de suas personalidades mais ilustres. Reconhecido internacionalmente como um dos pensadores mais importantes da atualidade, o professor, filósofo, crítico literário, ensaísta e escritor Benedito Nunes morreu na manhã deste domingo, aos 80 anos, no Hospital Beneficente Portuguesa, em Belém.
O corpo está sendo velado na Igreja de Santo Alexandre, no complexo Feliz Lusitânia, um dos pontos de Belém que ele mais amava. Benedito Nunes, professor emérito da Universidade Federal do Pará (UFPA), era também apaixonado por Belém e pela Amazônia e recebeu inúmeros prêmios, um dos últimos o Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da obra.

O governador Simão Jatene divulgou nota oficial sobre a morte de Benedito Nunes:
"Em nome de todos os paraenses, agradeço a inestimável contribuição do mestre Benedito José Nunes à cultura do país. A sua dedicação como escritor, crítico de arte, filósofo e professor é irretocável. Mais ainda, sua grandeza como paraense se revelou quando recebeu convites irrecusáveis para trabalhar em outros centros, no Brasil e no exterior, mas escolheu o Pará como destino e lugar para viver e construir a sua vasta e admirável trajetória intelectual. O Pará, reconhecido, saberá honrar a sua memória."

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

JORGE AMADO, muito amado!







Carlos Drummond



  
 " Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), poeta mineiro, nascido em Itabira, é apontado como o maior poeta brasileiro do século XX. Além de poesia escreveu contos, crônicas e uma novela. Sua obra traduz a visão de um individualista comprometido com a realidade social. É um dos poetas brasileiros que conquistou admiração irrestrita, tanto pela obra quanto pela retidão de seu comportamento".
  

Projeto: É lendo que se aprende a ler e escrever.

 
O grande desafio que se coloca diante da escola, atualmente, é o de propiciar meios para que os alunos mantenham uma relação significativa com a escrita e com a leitura, sendo eles capazes de buscar nos textos, os sentidos pessoais que os façam entenderem, de forma clara e significativa, o valor social e cultural da linguagem oral e da escrita. Contudo, é preciso superar algumas concepções sobre o aprendizado inicial da leitura. A principal delas é a de que ler é simplesmente decodificar, converter letras em sons, sendo a compreensão conseqüência natural dessa ação. Por conta desta concepção equivocada a escola vem produzindo grande quantidade de “leitores” capazes de decodificar qualquer texto, mas com enormes dificuldades para compreender a mensagem que neles contém. Diante dessa problemática, o projeto “É LENDO QUE SE APRENDE A LER E ESCREVER” propõe intervir com estratégias de ensino que levem os alunos a estruturar a linguagem oral e a escrita, através da leitura diversificada de textos literários e outras fontes de informação, para que os mesmos de forma autônoma possam ler, escrever com coesão e coerência, interpretar texto e identificar morfológica e sintaticamente as partes que os compõem, fundamentados nas normas da Língua Portuguesa.

COME LIVRO (ZÉ MIGUEL)



REALMENTE, O ATO DE LER NOS DÁ A LIBERDADE DE APRENDERMOS TUDO AQUILO QUE QUEREMOS. CONTUDO, DEVEMOS ACIONAR O CONTAINER  DA NOSSA MENTE E SELECIONAR O QUE É ENGRANDECEDOR PARA NOSSO ESPÍRITO.
                                                                                                                                  Ana Diniz